December 01, 2013

Workshop de Planejamento Urbano no entorno da estação do BRT Transbrasil em Bonsucesso

Durante os dias 9, 10 e 11 de setembro, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) realizou um Workshop de Planejamento Urbano em Bonsucesso parte do programa “As Cidades Somos Nós”, com o objetivo de discutir o conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (TOD, sigla em inglês) no entorno da futura estação do BRT Transbrasil, Joana Nascimento, no bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro.

Doze representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro estiveram presentes, representando as Secretarias Municipais de Urbanismo, Transportes, Obras, PPP e Concessões, assim como a Secretaria de Transportes do Estado. O workshop foi coordenado pelo professor Vicente del Rio e contou com a contribuição de profissionais do ITDP. No primeiro dia, os participantes fizeram uma visita técnica ao local. Após a visita, foram discutidas ideias de como realizar melhorias baseadas nos princípios do ITDP para mobilidade urbana sustentável.

O BRT Transbrasil tem o potencial de se tornar um dos corredores de BRT de maior capacidade do mundo. O corredor pode redefinir o uso e a ocupação da Avenida Brasil, uma das vias expressas mais emblemáticas da cidade do Rio, que hoje constitui uma cicatriz cortando bairros degradados na região suburbana da cidade. O Transbrasil oferece uma ótima oportunidade para reestruturação urbana destes bairros, a começar pelo entorno das estações, fazendo com que deixem de ser espaços somente de passagem, e se tornem, novamente, espaços para se viver, trabalhar e se divertir.

Acreditamos que o debate sobre este novo corredor de BRT seja fundamental para o diálogo entre sociedade civil, técnicos e governo sobre o futuro da mobilidade na cidade do Rio, fortalecendo e reforçando a parceria entre o
ITDP Brasil e a Prefeitura do Rio.

Subscribe

Sign up for updates on our projects, events and publications.

SIGN UP
Send this to a friend