Language: Português

The BRT Standard is the centerpiece of a global effort by leaders in bus transportation design to establish a common definition of bus rapid transit (BRT) and ensure that BRT systems more uniformly deliver world-class passenger experiences, significant economic benefits, and positive environmental impacts. BRT plays an important role in the global effort to reduce transport…

The Sustainable Transport Award Committee gave its tenth annual award to Belo Horizonte, Rio de Janeiro, and São Paulo, the first ever award to result in a three-way tie, giving credit to the scale and substance of Brazil’s achievements in increasing mobility and enhancing quality of life in its major cities. In 2014, Belo Horizonte…

O encontro Política Cicloviária do Rio: como queremos avançar? foi realizado pelo ITDP Brasil, Studio-X Rio e Transporte Ativo, e contou com a presença de 33 pessoas de diversas regiões da cidade, interessados na mobilidade por bicicleta, tais como ciclistas, cicloativistas, urbanistas, gestores públicos e integrantes de associações locais de moradores. Seu objetivo foi construir de forma…

Já está disponível para download o novo Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O documento tem por objetivo auxiliar as cidades na elaboração de seus planos de mobilidade. Inicialmente publicado em 2007, o caderno passou por uma cuidadosa revisão técnica do Ministério das Cidades e instituições parceiras, dentre elas o ITDP Brasil,  incorporando na versão…

No dia 14 de março de 2015, um grupo de representantes da sociedade civil se reuniu para promover um primeiro momento de reflexão sobre o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Cidade do Rio de Janeiro. Este grupo discutiu e sistematizou temas centrais que devem ser contemplados no PMUS com o objetivo de melhorar…

O BRT TransCarioca, no Rio de Janeiro, é o segundo dos quatro corredores de Bus Rapid Transit projetados para a cidade a ser inaugurado. Em operação desde junho de 2014, este corredor cria a primeira ligação transversal da Capital, integrando-se a linhas de metrô e trem e atendendo bairros consolidados, mas historicamente carentes de sistemas de transporte…

EcoParq é um sistema de parquímetros na Cidade do México, cuja primeira aplicação piloto foi no bairro de Polanco, em 2012. O sistema usa parquímetros multivagas para regular e precificar as vagas de estacionamento, substituindo o sistema informal que é comum no México e na América Latina. A intenção do ecoParq é acalmar o movimento nas ruas ao organizar…

 A Ferramenta de Avaliação de Inserção Urbana foi desenvolvida para avaliar empreendimentos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (Faixa 1) do ponto de vista urbanístico, antes de serem aprovados e construídos. Seu objetivo é oferecer parâmetros objetivos para a avaliação da localização, integração com o entorno e desenho urbano dos empreendimentos, a fim de serem utilizados tanto pelas equipes técnicas de aprovação…

Subscribe

Sign up for updates on our projects, events and publications.

SIGN UP