Mobilidade e acesso para bebês, crianças pequenas e pessoas cuidadoras

Bem-vindo ao curso “Mobilidade e acesso para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores”. 

Este curso explora como é a mobilidade e o acesso para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Abordaremos o planejamento, o desenho e as políticas voltadas para esse grupo e por que é importante integrar suas necessidades às decisões de planejamento do transporte.

A quem se destina este curso? Este curso foi desenvolvido para atender a profissionais da área de planejamento e transporte, bem como profissionais que atuam no desenvolvimento e saúde da primeira infância. Ele também é adequado para aspirantes a planejadores e tomadores de decisão que desejam compreender como o transporte e o ambiente urbano impactam bebês, crianças pequenas e seus cuidadores, e como podem contribuir para a criação de cidades mais adequadas a esse público.

Sobre o curso: o curso é composto por 3 módulos, cada um com duração de 45 minutos, totalizando 2,5 horas de conteúdo. Fizemos esse planejamento de forma que você possa dedicar menos de uma hora por semana ao longo de três semanas para concluir o curso. No entanto, se preferir, também pode assistir a todos os módulos de uma só vez. Ao concluir o curso, você terá a opção de solicitar o seu certificado de conclusão e também participar de eventos ao vivo relacionados ao tema.

Este curso se baseia no estudo Acesso para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Analisaremos conceitos como cidades de 15 minutos e transporte público em até 10 minutos, além de explorar como a mobilidade por bicicleta, a caminhada e o transporte público podem ser fundamentais para facilitar a locomoção de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.

Também iremos explorar ferramentas que ajudam a avaliar a qualidade do transporte público e do planejamento urbano em sua cidade, bem como medir a facilidade de deslocamento a pé. Além disso, apresentaremos a definição dos princípios e objetivos do desenvolvimento urbano orientado ao transporte sustentável, que abrange as características essenciais do acesso nas áreas urbanas.

Modules

Module 1: As necessidades de mobilidade de crianças pequenas e cuidadores

Neste módulo, vamos apresentar como as cidades e seus ambientes urbanos, bem como os sistemas de transporte, podem ser adaptados para atender às necessidades específicas de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Vamos abordar o desenvolvimento das crianças pequenas e o que elas e seus cuidadores necessitam do ambiente urbano para prosperar.

Goals of Module 1:
  • Entender porque os primeiros anos de vida de uma criança são tão importantes para o seu desenvolvimento.
  • Aprender sobre os padrões de mobilidade e as experiências de cuidadores que viajam com crianças pequenas.
  • Compreender como o desenvolvimento na primeira infância e os padrões de mobilidade se relacionam com a qualidade do ambiente urbano.

Module 2: Soluções para melhorar o acesso de bebês, crianças pequenas e cuidadores

A mobilidade urbana e o planejamento do uso do solo desempenham um papel fundamental no acesso das pessoas nas cidades, bem como na promoção da saúde e do bem-estar de cuidadores, bebês e crianças pequenas. Neste módulo, examinaremos como a integração da mobilidade urbana com atividades e serviços essenciais contribui para criar soluções que aprimoram o acesso das famílias e de todas as pessoas. Este módulo estabelece os princípios essenciais de acesso à cidade.

Goals of Module 2:
  • Definir o que é acesso sob a perspectiva de cuidadores e de seus filhos pequenos.
  • Compreender as principais estruturas para melhorar o acesso: cidades de 15 minutos e transporte público em até 10 minutos.
  • Aprender sobre fundamentos desses princípios, incluindo o que cria condições favoráveis para a mobilidade local e o transporte público de qualidade.

Module 3: Abordagens para criar cidades para crianças pequenas e cuidadores

Neste módulo, examinaremos como é possível implementar as soluções apresentadas no módulo 2. Abordaremos diversas políticas e abordagens que podem auxiliar as cidades no planejamento e na avaliação dos resultados relacionados ao bem-estar de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Essas políticas serão ilustradas por meio de exemplos reais e estudos de caso. Por fim, exploraremos diversas ferramentas para avaliar as condições existentes, a fim de estabelecer uma base a partir da qual você poderá determinar onde é necessário efetuar melhorias no transporte e no desenvolvimento urbano para as crianças pequenas.

Goals of Module 3:
  • Aprender sobre políticas e ações que podem atender às necessidades de cuidadores e crianças pequenas por meio de exemplos reais.
  • Aprender sobre as ferramentas que as cidades podem usar para planejar e avaliar a infraestrutura e os ambientes urbanos sob a ótica do acesso.
Register for this course

Subscribe

Sign up for updates on our projects, events and publications.

SIGN UP