January 13, 2009

Cidade De Nova York Ganha Prêmio De Transporte Sustentável Em 2009

Ganhador 2009

Cidade de Nova York, USA

Durante o 2008, a cidade continuou a implantar o PlaNYC 2030, seu plano de sustentabilidade ao longo prazo. A cidade transformou 20 hectares de espaço viário – faixas de trânsito e lugares de estacionamento – utilizados pelos veículos privados e os devolveu ao público em forma de ciclovias, áreas para pedestres, e lugares públicos. As ciclovias fizeram parte dos 255 quilômetros de ciclofaixas implantadas nesse ano, e nesse período o número de ciclistas aumento em 35 %. A cidade plantou mais de 98,000 árvores, implantou várias faixas exclusivas de ônibus, e realizou três domingos sem carro. O Departamento de Trânsito também recicla 40 % do seu asfalto. Embora não tenha funcionado, a cidade foi a primeira cidade nos Estados Unidas a tentar implantar um pedágio urbano, e outras cidades no pais estão agora considerando essa mesma medida.

 

2009 MENÇÕES HONROSAS

Beijing, China

Beijing fez esforços importantes para melhorar a qualidade do ar na cidade, trabalhando em varias áreas para melhorar e limpar o transporte. A cidade implantou uma restrição aos veículos privados que, levantado após dos Jogos Olímpicos, foi reinstituída devida a sua popularidade. Esta restrição, que requer que os donos deixem seus carros na casa um dia na semana, tira 800,000 veículos duas ruas por dia. Além disso, o governo implantou o padrão de emissão Euro IV, e adicionou uma nova linha de metrô, além de dois novos BRTs (corredores de ônibus) em 2008, com horários estendidos para ambos sistemas de transporte coletivo. Beijing aumentou sua frota de ônibus, e reduziu a frota de carros do governo em 30 %. A terceira parte dos patrulheiros da policia utiliza bicicletas ou bicicletas elétricas.

Istambul, Turquia

Após ter feito vários projetos de transporte de alto custo e não muito sustentáveis, Istambul implantou e abriu rapidamente o Metrobus, um BRT que já leva 450,000 passageiros por dia e tem 43 quilômetros de corredores segregados. Como o Metrobus foi construído em vias expressas, sua velocidade média é muito rápida – 40 quilômetros por hora – e isto reduziu tempos de viajem em até 75 por cento. Este sistema também integrou com o metrô e serviços de ônibus existentes. Outras cidades na Turquia estão agora analisando este exemplo de transporte coletivo de baixo custo e rápida implantação.

Cidade de México, México

A expansão do Metrobus, o BRT da Cidade de México, melhorou a mobilidade em 50 % no corredor congestionado da Avenida Insurgentes. O Metrobus agora leva 320,000 passageiros por dia. Acidentes caíram cerca de 30 %, e houve uma mudança modal de 5 % dos carros privados para o transporte público. Em 2008, a Cidade de México também começou a construção de mais três linhas de BRT, e varias ciclovias novas. Cerca de 1.000 espaços públicos foram revitalizados em 2008, como parte do projeto de melhorar 6.000 espaços até 2012.  Estas medidas mostram os esforços consistentes da Cidade de México na implantação de seu “Plan Verde,” e no desenvolvimento de projetos de transporte urbano sustentável.

Milão, Italia

Em Janeiro 2008, Milão introduziu o Ecopass, desenhado para restringir o acesso à área central da cidade, Cerchia dei Bastioni, cobrando tarifas aos veículos mais poluentes. Essa é a primeira política urbana do setor de transporte no mundo que segue o principio da União Européia de “o poluidor paga,” representando assim uma evolução do pedágio urbano de Londres. Desde Fevereiro 2008, houve uma queda de 19 % do trânsito dentro, e de 8 % fora, do tempo da restrição. Como resultado, a velocidade média do transporte público aumentou em 11.3 %, utilização do transporte público aumentou em 9.7 %, e entraram 3.9 milhões de Euros para a cidade. Dióxido de carbono diminuiu 12 % no período de restrição, resultando numa queda de matéria particulado de 19 %.

Ganhadores do Passado

Para mais informações sobre o prêmio e ganhadores prévios (Em Inglês), Clica Aqui

Subscribe

Sign up for updates on our projects, events and publications.

SIGN UP
Send this to a friend