March 01, 2014

Inventário e utilzação de vagas de estacionamento em vias públicas no Centro do Rio de Janeiro

A Prefeitura lançou em janeiro de 2014 uma consulta pública para a concessão de estacionamento em vias públicas, que será implementada ainda este ano. Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2014, o novo sistema fará uso de parquímetros nas regiões do Centro, Zona Sul, Norte e Oeste, e pretende estimular a rotatividade de veículos. Contudo, a administração pública tem pouca informação sobre a utilização, regulação e operação dos estacionamentos de rua. Agentes da atual empresa gestora, guardadores informais e manobristas de hotéis e restaurantes disputam o controle pelo espaço.

Nesse contexto, o ITDP Brasil conduziu uma pesquisa base sobre estacionamento em via pública em 512 quadras e 135 ruas distintas, cobrindo um total de 49,7 quilômetros lineares do Centro da cidade. O principal objetivo desta pesquisa foi compreender a dinâmica atual do estacionamento nessa área em termos de quantidade e formalidade de vagas disponíveis e sua utilização/rotatividade ao longo do dia.

Este relatório traz uma série de recomendações para uma política coerente de estacionamento na cidade do Rio, que limite e imponha um regime de preço inteligente ao estacionamento de rua; utilize os recursos obtidos pela tarifação das vagas para investimento no espaço público e nos sistemas de transporte; e redefina a legislação para vagas de estacionamento fora da via, essenciais para uma política de mobilidade urbana consistente, focada em pessoas e lugares e não em carros e vagas.

Subscribe

Sign up for updates on our projects, events and publications.

SIGN UP
Send this to a friend